sexta-feira, 21 de junho de 2013


Operador de telemarketing

  • Contax S/A
Operador de telemarketing em BELO HORIZONTE. Fazer o atendimento de ligações de clientes externos e internos, direcionar as ligações para as diversas áreas do...
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Porteiro

  • Importante Empresa
Atividades Atuar com toda rotina de porteiro. Experiências Com experiência. Regime de Contratação CLT Porteiro
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Recepcionista

  • Confidencial
Recepcionista em SAO LEOPOLDO. Irá atuar como recepcionista em uma concessionária de veículos. Desejável experiência na área de recepcão ou call center. Residir...
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Atendente de call center

  • Confidencial
Atendente de call center em FORTALEZA. Conhecimentos em informática básica, digitação de textos, noções de localização nas ruas de fortaleza, técnicas de...
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BACKOFFICE DE CALL CENTER

  • Confidencial
BACKOFFICE DE CALL CENTER em RIO DE JANEIRO. Irá efetuar o atendimento ao cliente Formação: Ensino Médio COMPLETO Horário: Horários de trabalho: De 08h às 14h...
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Agente De Cr?dito Externo

Atividades:Atuar como agente de cr?dito externo em empresa no ramo log?stico de cama, mesa e banho.Experi?ncias:N?o ? necess?rio experi?ncia.Conhecimentos:Ensino fundamental completo ou cursando.Regime de Contrata??o: CLTInforma??es Adicionais:Oportunidades para primeiro emprego
Vagas para regi?o do bairro Boqueir?o, Colombo, S?o Jos? dos Pinhais, Arauc?ria e fazendo Rio Grande.
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Coordenador De Sele??o De Pessoal

Atividades:Coordenador de Sele??o de Pessoal.Experi?ncias:Preferencialmente experiencia em ag?ncia de empregos. Conhecimentos:Forma??o em Psicologia.
Regime de Contrata??o: A combinarInforma??es Adicionais:CNH B.
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Operador De Telemarketing

Atividades:Atuar como Operador de Telemarketing.Experi?ncias:(Excelente oportunidade para primeiro emprego e tamb?m para pessoas que querem mudar de ramo)
N?o ? necess?rio experi?ncia, empresa oferece treinamento.
Conhecimentos:Conhecimento Pacote Office.Regime de Contrata??o: CLTInforma??es Adicionais:Disponibilidade para in?cio imediato, trabalhar? em hor?rio ? combinar, de segunda a s?bado.
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Balconista De Padaria

Atividades:Atuar como balconista em padaria de grande porte.Experi?ncias:N?o ? necess?rio experi?ncia.Conhecimentos:Ensino fundamental completo.Regime de Contrata??o: CLTInforma??es Adicionais:Sal?rio fixo + reajuste de 8% + assiduidade de R$ 75,00
Oportunidades para primeiro emprego.
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Primeiro Emprego

Atividades:?rea de cobran?a.Experi?ncias:N?o ? necessario experi?ncia.Conhecimentos:Din?mico, organizado, boa dic??o, ?timo relacionamento interpessoal.Regime de Contrata??o: CLTInforma??es Adicionais:Comiss?o de R$ 1.000,00 ? 2.000,00 por m?s.
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Recepcionista

Atividades:Atendimento telef?nico e aos candidatos
PABX
Convoca??o
Triar curr?culos
Atuar em ag?ncia de empregos.
Experi?ncias:Viv?ncia na fun??o.Conhecimentos:Cursando Gest?o em RH, Psicologia ou Administra??o.Regime de Contrata??o: CLTSal?rio:R$ 850,00
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Auxiliar De Atendimento

Atividades:Atuar com toda rotina de Auxiliar de AtendimentoExperi?ncias:N?o ? necess?rio experi?ncia.Regime de Contrata??o: A combinarInforma??es Adicionais:oportunidade para o primeiro emprego.
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Empregada Dom?stica

Atividades:Lavar, passar e organizar das 12h00 ?s 18h00. A partir das 18h cuidar? de um casal de g?meos
de 3 anos at? as 20h30.Experi?ncias:Experiencia na ?rea.Conhecimentos:Escolaridade: Ensino Fundamental.Regime de Contrata??o: A combinarInforma??es Adicionais:Sal?rio: R$1300,00,Idade: indiferente
Feminino
Pr?requisitos: Boa comunica??o, dinamismo Estabilidade empregos anteriores. Gostar e saber cuidar de crian?a.
Hor?rio: De Segunda a Quinta das 12h ?s 20h30, sexta dorme at? s?bado de manh?.
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Ajudante Geral De Cozinha

Atividades:Atuar com limpeza, atendimento ao cliente, pr?preparo em geral.Experi?ncias:Experiencia na ?rea.Regime de Contrata??o: A combinarInforma??es Adicionais:Idade: 25 a 40 anos
Pr?requisitos: Boa apar?ncia, boa comunica??o, dinamismo Estabilidade empregos anteriores
Masculino ou Feminino
Hor?rio: De Segunda a S?bado das 10h30 as 18h50
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Atendente Geral

Atividades:Atuar como Atendente Geral.Experi?ncias:Experi?ncia em carga e descarga de mercadorias.Regime de Contrata??o: A combinarInforma??es Adicionais:Escolaridade: Ensino Fundamental Completo
Sal?rio: R$792,00
Idade: 25 a 35 anos
Pr?requisitos: Boa apar?ncia, boa comunica??o, dinamismo Estabilidade empregos anteriores
Hor?rio: Segunda e ter?a / quinta e sexta ? hor?rio noturno: das 21h as 08h
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Empregada Dom?stica

Atividades:Lavar, passar e organizarExperi?ncias:Experiencia anterior minima de 6 meses.Conhecimentos:


Regime de Contrata??o: A combinarInforma??es Adicionais:Hor?rio: De Segunda a Sextafeira, das 08h00 as 17h00 Boa apar?ncia, dinamismo Estabilidade empregos anteriores. Feminino,Idade: 25 a 43 anos.
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Ajudante Geral De Cozinha

Atividades:Atuar como Ajudante Geral de Cozinha,Acompanhamento do atendimento do desjejum, limpeza de utens?lios, ?rea de panelas, limpeza geral, atendimento ao cliente.
Experi?ncias:Experiencia minima de 6 meses na ?rea.Regime de Contrata??o: A combinarInforma??es Adicionais:Boa apar?ncia, boa comunica??o, dinamismo Estabilidade empregos anterioresIdade: 25 a 40 anos.
Hor?rio: Seg. a S?bado ? 06h00 ?s 15h20
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T?cnico Em Nutri??o

Atividades:Atendimento ao cliente, gest?o e qualidade, custos e gest?o de pessoas.Experi?ncias:Vasta experiencia na ?rea.Conhecimentos:T?cnico em Nutri??o CompletoRegime de Contrata??o: A combinarInforma??es Adicionais:Idade: acima de 28 anos
Pr?requisitos: Lideran?a, boa apar?ncia, boa comunica??o, dinamismo, pr?atividade Estabilidade empregos anteriores
Masculino ou feminino.
Hor?rio: 10h30 as 20h10 de segunda a sexta
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Ajudante Geral De Cozinha

Atividades:Atuar com limpeza, atendimento ao cliente, pr?preparo em geral.Experi?ncias:Experiencia na ?rea.Regime de Contrata??o: A combinarInforma??es Adicionais:Idade: 25 a 40 anos
Pr?requisitos: Boa apar?ncia, boa comunica??o, dinamismo Estabilidade empregos anteriores
Masculino ou Feminino
Hor?rio: De Segunda a S?bado das 10h30 as 18h50
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Auxiliar De Almoxarifado

Atividades:Atuar como auxiliar de almoxarifado.Experi?ncias:Experi?ncia em conferencia, armazenamento e expedi??o, conhecimento em refrigera??o.
Conhecimentos:Ensino Fundamental Completo.Regime de Contrata??o: A combinarInforma??es Adicionais:Boa apar?ncia, boa comunica??o, dinamismo Estabilidade empregos anterioresIdade: 25 a 35 anos,Hor?rio: Segunda a sexta ? das 08h00 as 17h48.
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Ajudante Geral De Cozinha

Atividades:Atuar com limpeza, atendimento ao cliente, pr?preparos em geral.Experi?ncias:Experiencia na ?rea.Regime de Contrata??o: A combinarInforma??es Adicionais:Boa apar?ncia, boa comunica??o, dinamismo Estabilidade empregos anteriores Candidato dever? ter f?cil
acesso as regi?es do Jaguar?, Jaragu?, Raposo Tavares, Barueri e Casa Verde.Masculino ou Feminino, ? necess?rio ter disponibilidade para trabalhar os dois turnos e finais de semana. Vagas para trabalhar como
suporte.Idade: 25 a 40 anos
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Ajudante Geral

Atividades:Carga e descarga de caminh?o.
Organiza??o de mercadorias.Experi?ncias:N?o ? necess?rio experi?ncia.Conhecimentos:Ensino fundamental completo.Regime de Contrata??o: CLTInforma??es Adicionais:F?cil acesso a regi?o de Vargem Grande
Oportunidade para primeiro emprego.
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Ajudante Geral De Cozinha

Atividades:Atuar como Ajudante Geral de Cozinha,Acompanhamento do atendimento do desjejum, limpeza de utens?lios, ?rea de panelas, limpeza geral, atendimento ao cliente.
Experi?ncias:Experiencia minima de 6 meses na ?rea.Regime de Contrata??o: A combinarInforma??es Adicionais:Hor?rio: Seg. a S?bado ? 06h00 ?s 14h20
Hor?rio: Seg. a S?bado ? 23h00 ?s 06h30 (NOTURNO)
Hor?rio: Seg. a S?bado ? 11h00 ?s 19h20
Boa apar?ncia, boa comunica??o, dinamismo Estabilidade empregos anterioresIdade: 25 a 40 anos.
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Analista De Recursos Humanos S?nior

Atividades:Executar e ou conduzir processos de recrutamento e sele??o e definir metodologia e sistem?tica a ser aplicada.
Analisar perfis de cargos junto aos gestores, para alinhar a necessidade da ?rea e otimizar o processo de recrutamento e sele??o.
Identificar perfis no mercado que atendam a demanda e estejam alinhados aos valores da Institui??o.
Coordenar processos de recrutamento de candidatos junto ?s ag?ncias de emprego.
Realizar entrevistas individuais e coletivas, aplicar testes em candidatos, analisar e emitir pareceres t?cnicos do processo seletivo, para an?lise dos gestores das ?reas requisitantes.
Realizar e assegurar a execu??o das entrevistas de desligamentos e sua tabula??o.
Promover a divulga??o interna de vagas em aberto e processo de sele??o interna para promo??es ou transfer?ncias, atrav?s de entrevistas e aplica??es de testes espec?ficos.
Dar devolutivas aos gestores auxiliando na escolha de candidato com perfil e compet?ncia para assumir o cargo.
Controlar o atingimento das cotas legais de pessoas com defici?ncia e de jovens apredizes, e elaborar planos de a??o quando necess?rio.
Analisar e estabelecer parcerias com entidades estudantis, faculdades, grupos de gestores, grupos de categoria visando estabelecer uma rede de capta??o de candidatos.
Participar da defini??o de metodologia, elaborar e conduzir a aplica??o de pesquisas para an?lise do ambiente de trabalho, bem como a an?lise dos resultados e plano de a??o decorrentes.
Atuar como multiplicador de conhecimentos t?cnicos junto ? equipe.
Identificar e propor melhorias que aperfei?oem os trabalhados desenvolvidos pela ?rea.
Manterse atualizado sobre as ferramentas de gest?o (qualidade, planejamento estrat?gico, or?amento e demais), cumprir as normas e procedimentos inerentes ao exerc?cio de sua fun??o e legisla??o vigente.Experi?ncias:Com experi?ncia na ?rea.Conhecimentos:Conhecimento dos neg?cios da Institui??o
Conhecimento todos os subsistemas de RH
Conhecimento em testes para padroniza??o da utiliza??o dos mesmo no setor (Palografico, DISC, QUATI, BFP, demais).Regime de Contrata??o: CLT
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Operador de caixa

  • Confidencial
Operador de caixa em SALVADOR. Irá atuar como operador de caixa em shopping center. Experiência na função. Formação: Ensino Médio completo
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Operador de call center ativo

  • SoftMarketing Comunicação e Informação Ltda.
Operador de call center ativo em CURITIBA. Entrar em contato com os clientes, atuar com vendas ativas de produtos de telefonia, PABX, materiais didáticos e...
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Matéria veiculada na TV Globo, programa Bom Dia DF, quadro Mercado de Trabalho (08.08.07)

Que tal ser um aprendiz?
A estudante Hilda Jaqueline está no Projeto Aprendizagem do Sesi há quatro meses. Além das aulas do ensino formal, duas vezes por semana ela freqüenta o curso de auxiliar de serviços administrativos. Nessa terça-feira (7) a aula foi de matemática financeira. O que ela aprende em sala de aula põe em prática na empresa de informática que a contratou. É o seu primeiro contato com o mercado de trabalho.

“É uma oportunidade única. Infelizmente, nem todos os jovens têm a mesma chance que eu tive, já que é muito concorrido. Eu acho ótimo. Com o projeto a gente consegue entrar no mercado de trabalho”, diz Hilda Jaqueline, 16 anos. Para fazer parte do projeto, que tem duração de dez meses, o jovem precisa se inscrever na Delegacia do Trabalho ou na Agência Pública de Emprego e Cidadania (Apec) e deve estar matriculado no ensino regular. A empresa seleciona o futuro aprendiz, que já chega ao Senac com a carteira de trabalho assinada.
“A gente também acompanha esse menor na empresa. Dois dias por semana ele fica com a gente, tendo aula normal, e nos outros quatro dias fica na empresa. Nesses quatro dias ele tem assistência de um professor do projeto, que vai acompanhar, vai orientar a empresa como fazer, como trabalhar”, explica a coordenadora do projeto, Vânia Brenner.
A procura das empresas por jovens do Projeto Aprendizagem cresceu muito nos últimos dois anos. Em 2005, por exemplo, 300 alunos fizeram os cursos profissionalizantes. Este ano, o Senac matriculou 945 adolescentes. Hoje, Álvaro Júnior é auxiliar de recepção em um hotel da cidade. Há dois anos era um jovem aprendiz. Ele aproveitou a chance, estudou e já colhe os frutos da dedicação. Foi contratado pela empresa onde teve a oportunidade de aprender uma profissão. Agora, tem outros projetos.
“Eu não tinha intenção de fazer nível superior porque não acreditava que teria capacidade, financeiramente, de fazer um curso. Eu não acreditava que seria capaz de passar no vestibular de uma universidade pública. Ainda tenho muito que aprender, mas já sou um profissional”, afirma Álvaro Júnior.
Vale lembrar que o adolescente aprendiz possui carteira de trabalho e já começa a contribuir para a Previdência Social. Mesmo assim, ele tem que comprovar a freqüência escolar.
Saiba mais... Para falar mais sobre o assunto e dar as dicas de como se tornar um menor aprendiz, o Bom Dia DF convidou a especialista em Recursos Humanos da Universidade de Brasília (UnB), Débora Barém. A entrevista completa e a reportagem do quadro Mercado de Trabalho desta terça-feira você confere assistindo ao vídeo (http://dftv.globo.com/Dftv/0,6993,TQF0-2941-586--0,00.html).
Fonte: Site do DFTV (http://dftv.globo.com)

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Menores aprendizes da RGE participam de atividade de conscientização ambiental

No dia 19 junho a turma dos menores aprendizes da RGE realizou atividade de conscientização ambiental, que teve como ato principal o plantio de 25 mudas de árvores nativas em áreas degradadas do Mato Sartori, área verde mais importante da região central de Caxias do Sul.

O trabalho foi idealizado pela professora Leide Bristot, instrutora de aprendizagem do CIEE, fazendo parte do projeto “Meio Ambiente e Cidadania”, desenvolvido pelo CIEE. O acompanhamento técnico foi realizado pela equipe de meio ambiente da RGE e por integrantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Engº Florestal Guilherme Reisdörfer e Engº Agrônomo Gelso Colombo. Os materiais utilizados na atividade, tais como mudas, tutores, enxadas e pás foram cedidos pela SEMMA.

Antes de iniciar a atividade de plantio das mudas, foi ministrada uma palestra com explicações sobre o Mato Sartori e a relevância ambiental que essa área verde possui. Também foram abordados aspectos gerais relacionados a meio ambiente, sendo que os alunos puderam fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema. Depois de efetivado o plantio, foi realizada uma trilha guiada, com acesso ao mirante, que possui cerca de 25 metros de altura, de onde se pode ter uma vista geral da floresta de cima das copas das árvores, bem como de toda região central de Caxias do Sul.

Segundo a professora Leide, “plantamos mais do que árvores, plantamos esperança, valores, consciência, cidadania, respeito e colaboração. Certamente esta experiência serviu também para enriquecer a visão de mundo, e contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes de seu papel na sociedade, críticos e empenhados em lutar pela preservação do nosso planeta”.



Turma de menores aprendizes que participou das atividades.




Através da SEMMA, Prefeitura Municipal doou materiais como mudas e tutores, além de acompanhar o plantio, indicando os locais.

Sabia mais sobre o programa Aprender RGE:

O programa do qual participam os menores aprendizes teve início no ano de 2008 e conta atualmente com 24 integrantes na Sede Caxias do Sul. Nascido de uma parceria com o CIEE, prevê a gestão compartilhada entre a instituição formadora e a empresa. Os adolescentes, com idade entre 16 e 18 anos, possuem oportunidade de complementação à formação técnico-profissional. Assim, cria-se um vínculo com a comunidade onde a empresa atua, estimulando a permanência e a continuidade escolar, desenvolvendo a auto-estima e a sociabilidade dos adolescentes, criando para eles a oportunidade de ingressarem no mercado de trabalho. O tempo de permanência na empresa é de meio turno, durante três dias por semana. Os menores recebem remuneração financeira, vale refeição, vale transporte, uniforme e férias ao final de um ano de trabalho.

http://www.rge-rs.com.br/gestao_ambiental/noticias/noticia53.asp

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Os jovens e o mercado de trabalho

Duas pesquisas, duas realidades. Mais de metade dos jovens brasileiros estão desempregados, mas ainda assim mostram otimismo; os jovens norte-americanos têm empregos à disposição, e claro, só podiam estar também otimistas.
Tivemos acesso a duas pesquisas, ambas com informações muito interessantes. Sabemos que as duas realidades que retratam são absolutamente incomparáveis, mas evidenciam tendências de mercado bastante esclarecedoras.
Para acompanhar os dados a seguir é preciso levar em consideração que os Estados Unidos são um país com economia estável, em condições de pleno emprego, auto-suficiência em petróleo, e renda per capita de US$ 31,059.00 (dados da ONU). Enquanto isso o Brasil, apesar da economia também estável, tem perto de 17% de taxa de desemprego, importa quase 30% do petróleo que consome e tem renda per capita de U$ 4,693.00 (dados da ONU).
No Brasil, apenas 36% dos jovens entre 15 e 24 anos têm emprego, outros 22% já trabalharam mas estão desempregados atualmente; na média, os jovens demoram 15 meses para conseguir o primeiro emprego ou uma nova ocupação, nas regiões metropolitanas. No total, 66% deles precisam trabalhar porque todo o seu ganho, ou parte dele, complementa a renda familiar.
Nos Estados Unidos, os empregos para quem está no ensino médio ou na faculdade estão em alta, tanto que em Nova York, por exemplo, como informou o jornalista Gilberto Dimenstein em entrevista à rádio CBN, não se conseguem candidatos para empregos de salva-vidas em meio período (R$ 160,00 por dia), porque a maioria dos estudantes já está trabalhando em outras ocupações que dão mais dinheiro.
A pesquisa do mercado brasileiro foi feita pela Fundação Perseu Abramo, em nove regiões metropolitanas do país, e publicada no dia 24 de maio no jornal Valor Econômico. A pesquisa no mercado norte-americano foi feita pelo site especializado em estudantes e recém-formados www.jobtrack.com.

O jovem no Brasil
Vamos ver do lado brasileiro o que os números mostram em relação aos jovens no mercado de trabalho.
A remuneração mensal - A remuneração é o principal item de satisfação dos jovens que trabalham: 17% deles dizem que a remuneração mensal é o fator número um de satisfação. A distribuição percentual, conforme a remuneração, é a seguinte:
27% - entre 1 e 2 salários mínimos
26% - até 1 salário mínimo
24% - entre 2 e 3 salários mínimos
19% - mais de 3 salários mínimos
3% - não responderam
1% - não é remunerado

O destino do salário
57% - Parte do que ganham entra no orçamento familiar
30% - Ganham só para si
9% - Tudo o que ganham entram no orçamento familiar
3% - Não responderam

A jornada de trabalho
34% - 8 horas
14% - 6 horas
13% - de 1 a 5 horas
13% - 11 horas ou mais
10% - 10 horas
9% - 9 horas
6% - 7 horas
2% - outras respostas/não responderam

O tempo atrás do emprego
34% - até seis meses
25% - de seis meses a 1 ano
22% - mais de 2 anos
14% - de 1 ano até 2 anos
6% - não responderam

Jovens brasileiros com formação têm mais sucesso
Para os jovens que têm alguma ocupação ou profissão, a realidade é menos dura: embora somente 41% tenham sido absorvidos pelo mercado formal de trabalho, 82% do universo estão de alguma forma trabalhando e conseguindo remuneração mensal fixa ou variável. Segundo a pesquisa, para 79% dos 1.806 jovens entrevistados, apenas ter um emprego já é motivo de satisfação. Vejamos a distribuição dos entrevistados de acordo com o vínculo empregatício:
37% não têm carteira assinada
15% têm carteira assinada
15% trabalham por conta própria em ocupação temporária
5% estão em outras situações
3% trabalham por conta própria em ocupação regular
2% são universitários e trabalham como autônomos
2% são funcionários públicos
2% trabalham para a própria família, sem remuneração fixa
1% é de estagiários

Escola de presidente
O mundo precisa que jovens de todos os níveis e em todas as profissões ocupem seus lugares entre nas empresas.
O mesmo jornal Valor Econômico publicou uma notícia que dá conta de que, pelo menos uma escola no Brasil está preocupada com a absorção dos jovens pelo mercado de trabalho. É a Escola Suíço-Brasileira, mantida pela Fundação Ernst Schmidheiny. Para um trabalho de educação da economia, durante uma semana no mês de maio, 37 alunos com idade entre 17 e 18 anos conviveram com os principais executivos das grandes empresas suíças no Brasil para estudar problemas de seis empresas fictícias. Primeiro tiveram noções básicas de finanças, marketing e recursos humanos, depois tiveram que tomar 50 decisões que diziam respeito ao destino das empresas e dos funcionários. No dia seguinte, um programa de computador informava o que teria acontecido com as empresas se as decisões tivessem sido adotadas.

Treinamento como esse já ocorre na Suíça e em Liechtenstein desde o início dos anos 70, e já formou mais de 70 mil alunos.

O jovem nos Estados Unidos
 Vamos ver como estão as coisas do lado norte-americano. A pesquisa com os jovens norte-americanos foi realizada nos primeiros meses de 2000 pelo www.jobtrack.com (50.000 visitas por dia e 400.000 page views por dia), considerado um entre os 100 melhores sites da Internet mundial.
Os Estados Unidos tem um contingente de 15 milhões de estudantes, que devem chegar a 16,1 milhões em 2008, preparando-se para um mercado de trabalho que cada vez mais exige trabalhadores especializados.
Os estudantes que estão chegando à faculdade no ano 2000 nasceram em 1981, ou seja, antes do bicentenário dos Estados Unidos. Características gerais:
A maioria nunca viu uma TV apenas com canais abertos ou sequer usaram o seletor para trocar de canais – pertencem à geração controle remoto. Sempre tiveram secretária eletrônica. Sempre tiveram videocassetes, mas não têm idéia do que seja uma fita Beta. Nunca acharam que houvesse algo futurístico a respeito do ano 2000.
No site da jobtrack os jovens têm ofertas de trabalho distribuídas da seguinte maneira:
Contabilidade e finanças – média salarial de R$ 5.530,00 (11,7% das vagas)
Administração – média salarial de R$ 5.610,00 (10,8% das vagas)
Trabalho em igrejas – média salarial R$ 4.285,00 (6,3% das vagas)
Comunicações – média salarial de R$ 4.488,00 (5,5% das vagas)
Computação – média salarial de R$ 7.277,00 (13,8% das vagas)
Educação – média salarial de R$ 6.061,00 (13,0% das vagas)
Engenharia – média salarial de R$ 7.324,00 (10,5% das vagas)
Vendas/marketing – média salarial de R$ 5.423,00 (11,1% das vagas)
Outros – média salarial de R$ 4.862,00 (17,3% das vagas)    

Os jovens norte-americanos esperam ser bastante procurados quando se formarem: 30% acham que terão quatro ou mais ofertas de emprego, e apenas 27% não esperam nenhuma. Eles acham também que o futuro é promissor: 66% acham que serão possivelmente mais bem sucedidos que os pais. Os principais benefícios que esperam dos empregadores é horário flexível (para 35%), stock options (para 19%), mais férias (para 13%). E as prioridades que buscam são: equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal (42%), dinheiro (26%), potencial de crescimento (23%) e trabalhar em um lugar específico (9%).
Os jovens imaginam que não deverão ficar muito tempo com o primeiro empregador: 27% diz que espera ficar um ano, 31% dois anos e 20% três anos. E o tipo de empresa em que buscam trabalhar são: 31% nas 100 maiores; 27% em empresas médias, 26% em empresas novas e 16% em empreendimentos próprios.
E vejam só o otimismo: 25% dos entrevistados acham que ganharão o primeiro milhão de dólares antes dos 30 anos, e apenas 29% acham que jamais ganharão um milhão de dólares!

terça-feira, 4 de junho de 2013

http://youtu.be/aAkzdlHyxk4
vários programas brasileiros intermediam a entrada de jovens no mercado de trabalho, Os mais conhecidos são
Programa Jovem Aprendiz, Aprendiz Legal e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Pro-Jovem), que destaca-se nas variantes Pro-Jovem Adolescente, para jovens de 15 a 17 anos, Pro-Jovem Urbano, Pro-Jovem Campo e Pro-Jovem Trabalhador para estudantes de ensino fundamental e médio. Além destes, programas em empresas privadas visam a inserção de jovens no mercado de trabalho através de programas de estágios e trainnees para jovens que estejam cursando o ensino técnico ou superior.  jovens-no-mercado-de-trabalho-no-brasil/
Os jovens brasileiros estão adentrando cada vez mais ao mundo do curso superior, pois a procura por um bom emprego e a realização profissional e pessoal é o que mais motiva os jovens estudantes. Os jovens estão procurando se aperfeiçoar em diversas áreas de atuação, melhorando assim as chances de ingresso bem sucedido ao mercado de trabalho. Entretanto, mais da metade dos jovens brasileiros ainda está desempregada e muitos acabam procurando emprego no exterior, já que muitos países apresentam quadro de trabalho favorável à mão de obra jovem, enquanto no panorama nacional vários fatores afetam a entrada de jovens no mercado de trabalho.

Realidade brasileira

jovem procurando emprego em classificadosOs jovens de baixa renda começam a trabalhar desde cedo, mas a Lei Trabalhista permite o trabalho do adolescente a partir dos 16 anos de idade, com carteira assinada com  salário proporcional à jornada de trabalho e garantia de acesso do trabalhador adolescente à escola. Cerca de 27% dos jovens com emprego ganha entre 1 e 2 salários mínimos e 57% do salário trabalha para ajudar no orçamento familiar e a jornada de trabalho varia entre 10 horas a 5 horas diárias. Jovens cursando nível superior ou que já estão formados têm mais sucesso do que jovens que não têm condições de cursar um nível superior. As estatísticas apontam que cerca de 82% dos estudantes graduandos estão trabalhando com remuneração.

http://www.zun.com.br/jovens-no-mercado-de-trabalho-no-brasil/

Jovens no mercado de trabalho no Brasil

Mesmo com alguns obstáculos, a entrada de jovens no mercado vem crescendo com a ajuda das empresas privadas e de programas públicos.
Jovem Aprendiz expõe trabalho no Senac Pouso Alegre

Jovens aprendizes do Senac Pouso Alegre concluíram o Módulo Básico do curso com a exposição dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula, no dia 26 de janeiro. Divididos em grupos, eles apresentaram todo o conteúdo trabalhado no semestre passado por meio de pôsteres. A mostra pôde ser conferida pelos demais alunos da unidade.“A experiência foi muito importante para nós porque nos ajuda a buscar cada vez mais conhecimento e a perder a timidez de falar em público”, concordam os alunos Edilson Magela e Rosângela Vieira Marcelino. Ambos têm 16 anos e fazem o curso Auxiliar de Serviços Administrativos. O tema escolhido pela dupla foi “Direitos e Deveres do Cidadão”.
os lunosapresentaram pesquisas sobre Empreendedorismo Social e Comportamento, Comunicação, Saúde, Segurança e Higiene no Trabalho, Eu como Agente de Mudanças, Qualidade de Vida, História do Trabalho e Cidadania e Religiosidade.
 

Aprendizagem


O Programa de Aprendizagem Profissional da Rede Cidadã estimula a entrada no mercado de trabalho em jovens entre 16 e 22 anos. Com duração de 18 meses, o curso alia a vivência profissional em empresas parceiras, nas quais os aprendizes trabalham em média quatro dias da semana, ao conhecimento teórico, transmitido nos encontros semanais na Rede Cidadã. Além do conteúdo relacionado à atividade desempenhada, a organização promove o desenvolvimento social dos jovens, por meio de orientações sobre cidadania, consciência ambiental, organização financeira, entre outros assuntos.
Outro ponto de grande importância na metodologia utilizada está relacionado ao mapeamento das competências através de uma ferramenta chamada  Iriskon, que permite a identificação do perfil profissional do jovem e seu direcionamento à vaga mais adequada. Ao término do contrato de aprendiz, o jovem pode ser integrado ao nosso Banco de Talentos, ou ser efetivado pela empresa contratante.
Nossa organização também faz parte do projeto da Fundação Internacional da Juventude (IYF) que tem como objetivo inserir um milhão de jovens no mercado de trabalho até 2012, dos quais nos comprometemos com a inserção de 50.000 jovens (5% da intenção mundial).

Dúvidas Frequentes

Aprendiz

- Alguém já me falou de “Iriskon”? O que é isso?

A Rede Cidadã tem uma parceria muito bem sucedida com uma empresa chamada Konos que criou uma ferramenta nomeada Iriskon.
A Rede Cidadã, através do Iriskon consegue fazer a leitura do potencial realizador das pessoas, ou seja, através dela, conseguimos traçar o mapeamento de seu perfil e assim facilitar sua entrada no mercado de trabalho para a área mais adequada.
O Iriskon é importante para todos no processo, tanto para a empresa que tem um documento demonstrando o seu perfil, quanto para o jovem que tem a oportunidade de ver os pontos fortes e quais são aqueles que precisam ser aperfeiçoados.

1 - O que é a Lei de Aprendizagem?

A Lei da Aprendizagem – n° 10.097/2000 estabelece que todas as empresas de médio e grande porte são obrigadas a contratarem adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos.

2 - O que é feito após o término do programa?

Os jovens que não são contratados pela empresa, são cadastrados no programa de empregablidade para encaminhamento do mercado de trabalho.

3 - O que eu preciso para me tornar um jovem aprendiz da Rede Cidadã?

Você irá assistir a uma aula inaugural com um de nossos educadores sociais. Em seguida fará uma avaliação de matemática e soÉ preciso que você assista uma aula duração de uma semana. O jovem assiste uma aula inaugural, faz uma prova de redação.

4 - Quais são os documentos que eu preciso levar?

Identidade, CPF, CTPS (carteira de trabalho), comprovante de residência e caso seja homem acima de 18 anos, certificado de reservista.

5 - Qual é a carga horária?

A carga horária é de 6 horas por dia durante 5 dias da semana. 4 dias da semana, serão dentro da empresa e um dia você terá aulas teóricas no Centro de Formação.

6 - Qual idade mínima e máxima para eu me cadastrar na Rede Cidadã no programa de aprendizagem?

A Rede Cidadã trabalha com jovens de 16 anos a 24 anos e 6 meses.

7 - Qual será meu salário?

Não existe um mesmo valor definido, pois varia para cada empresa, será feita uma proporcionalidade entre horas trabalhadas e o valor do salário mínimo vigente a época.

8 - Quanto tempo dura o programa de Aprendizagem?

18 meses.

Empresário ou Departamento de Recursos Humanos

1 - Existe algum tipo de incentivo fiscal e trabalhistas?

Sim.
  • Apenas 2% de FGTS
  • Dispensa de aviso prévio remunerado
  • Isenção de multa rescisória
  • Opção de efetivação ou não após término do contrato.

2 - Existe alguma cota de Contratação?

A cota de aprendizes está fixada entre 5%, no mínimo, e 15%, no máximo por estabelecimento, calculada sobre o total de empregados cujas funções demandem formação profissional.

3 - O que é feito após o término do programa?

Você como empresário tem a oportunidade de contratar o jovem ou após o encerramento do programa, a Rede Cidadã fará seu encaminhamento para vagas disponíveis.

4 - Onde são as cidades que a Rede Cidadã tem programa de Aprendizagem?

> Espirito Santo
  • Cariacica
  • Serra
> Minas Gerais
  • Barão de Cocais
  • Barcarena
  • Belo Horizonte
  • Brumadinho
  • Cariacica
  • Contagem
  • Congonhas
  • Governador Valadares
  • Ipatinga
  • Juiz de Fora
  • Lagoa da Prata
  • Nova Lima
  • Caeté
  • Além Paraíba
  • Montes Claros
  • Pará de Minas
  • Sete Lagoas
  • Uberlândia
  • Vale do Jequitinhonha
> Rio De janeiro
  • Rio de Janeiro
  • Niterói
> São Paulo
  • São Paulo
  • São Bernardo do Campo
> Pará
  • Marabá
  • Parauapebas

5 - Por que minha empresa deve contratar aprendizes?

  • Contribuir com o desenvolvimento profissional e pessoal (cidadão) de jovens
  • Atender à legislação sobre a aprendizagem
  • Qualificar futuros empregados afinados com a cultura da empresa e aproveitá-los para seu quadro efetivo
  • Realizar ação efetiva de relacionamento com o público interno e com a comunidade
  • Associar sua marca a um programa social de política pública reconhecido nacionalmente.

6 - Quais são os diferenciais da Aprendizagem da Rede Cidadã?

  • Nenhum custo de recrutamento e seleção
  • Aplicação de mapa de competências para seleção dos aprendizes – Iriskon da Konos
  • Geralmente os cursos de Capacitação Preparatória OPP de 80 horas, são ministrados no início da aprendizagem Atendimento nacional por meio de uma rede de parceiros
  • Garantia de encaminhamento do jovem para o mercado de trabalho no término da aprendizagem.
  • Equipe preparada e pronta para atender/esclarecer as dúvidas.
  • Consultores de vendas altamente qualificados (email redecidada@redecidada.org.br)
  • Equipe multidisciplinar formada por profissionais capacitados (Tutores e Educadores Social)

7 - Qual é a carga horária?

Dando inicio a historia do meu 1º emprego

  
Tudo começa na infancia ao parar para pensar no futuro.
sempre ocorre a perguntinha."o que quer ser quando crescer?"
muitos dizem querer ser Pulicial, astronalta,doutor...
 apos o desenvolvimento fisico e mental, se inicia um novo comportamento, com desejos e planos.
 Foi o que ocorreu na minha vida, desde infancia  queria ser uma doutora, pois me imprecionava com o modo que se caracterizavam-se (jaleco branco, etc).
 Até me tornar mais ativa; com outros pensamentos de modo que o medo afasta-se o 1° emprago; ansiedade,nervosismo ou algo parecido.
 Quando tirei minha 1° carteira de trabalho ai sim me emocionei, ficar importante na sociedade era um sonho, ou melhor dizendo 1/3 de um sonho que foi realizado.
 Até então, no colegio recebi  a tal noticia,que por telefone teria conseguido  emprego  tornei a chorar.
 Confirmado 2/3 do meu sonho realizado

Quer saber o 3?

Me formar na faculade na area de finança.