segunda-feira, 10 de junho de 2013

Menores aprendizes da RGE participam de atividade de conscientização ambiental

No dia 19 junho a turma dos menores aprendizes da RGE realizou atividade de conscientização ambiental, que teve como ato principal o plantio de 25 mudas de árvores nativas em áreas degradadas do Mato Sartori, área verde mais importante da região central de Caxias do Sul.

O trabalho foi idealizado pela professora Leide Bristot, instrutora de aprendizagem do CIEE, fazendo parte do projeto “Meio Ambiente e Cidadania”, desenvolvido pelo CIEE. O acompanhamento técnico foi realizado pela equipe de meio ambiente da RGE e por integrantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Engº Florestal Guilherme Reisdörfer e Engº Agrônomo Gelso Colombo. Os materiais utilizados na atividade, tais como mudas, tutores, enxadas e pás foram cedidos pela SEMMA.

Antes de iniciar a atividade de plantio das mudas, foi ministrada uma palestra com explicações sobre o Mato Sartori e a relevância ambiental que essa área verde possui. Também foram abordados aspectos gerais relacionados a meio ambiente, sendo que os alunos puderam fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema. Depois de efetivado o plantio, foi realizada uma trilha guiada, com acesso ao mirante, que possui cerca de 25 metros de altura, de onde se pode ter uma vista geral da floresta de cima das copas das árvores, bem como de toda região central de Caxias do Sul.

Segundo a professora Leide, “plantamos mais do que árvores, plantamos esperança, valores, consciência, cidadania, respeito e colaboração. Certamente esta experiência serviu também para enriquecer a visão de mundo, e contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes de seu papel na sociedade, críticos e empenhados em lutar pela preservação do nosso planeta”.



Turma de menores aprendizes que participou das atividades.




Através da SEMMA, Prefeitura Municipal doou materiais como mudas e tutores, além de acompanhar o plantio, indicando os locais.

Sabia mais sobre o programa Aprender RGE:

O programa do qual participam os menores aprendizes teve início no ano de 2008 e conta atualmente com 24 integrantes na Sede Caxias do Sul. Nascido de uma parceria com o CIEE, prevê a gestão compartilhada entre a instituição formadora e a empresa. Os adolescentes, com idade entre 16 e 18 anos, possuem oportunidade de complementação à formação técnico-profissional. Assim, cria-se um vínculo com a comunidade onde a empresa atua, estimulando a permanência e a continuidade escolar, desenvolvendo a auto-estima e a sociabilidade dos adolescentes, criando para eles a oportunidade de ingressarem no mercado de trabalho. O tempo de permanência na empresa é de meio turno, durante três dias por semana. Os menores recebem remuneração financeira, vale refeição, vale transporte, uniforme e férias ao final de um ano de trabalho.

http://www.rge-rs.com.br/gestao_ambiental/noticias/noticia53.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário